30 de março de 2012

"A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque não existe."
Hoje foi um dia um pouco complicado prá mim, aliando todo nosso nervosismo com os processos, junto com a insegurança do futuro, a saudade que teremos, ainda temos que lidar com pessoas pessimistas, que parecem possuir o prazer de te colocar prá baixo, e o pior a troco de nada, sério não consigo entender, ou melhor, após ler esse texto, eu entendi um pouco:
A principal razão da inveja reside num sentimento de incapacidade de viver seus próprios sonhos, de alcançar metas, de realizar-se. Quando carrego dentro de mim, a sensação de capacidade, eu gosto de ouvir de um amigo que ele fez a “volta ao mundo”. ‘Quem bom!’ Significa que é possível dar a “volta ao mundo” no sentido de realizar sonhos. Ou seja, reforça ainda mais a minha sensação de que eu também vou conseguir me realizar.
A sensação de incapacidade, ao contrário, faz ter inveja, ou seja, querer destruir aquilo. ‘Que bobagem dar a “volta ao mundo”! Quanto gastou?!’ Se não consigo realizar meus sonhos, ninguém consegue.
Muitas vezes a sensação de incapacidade, matriz da inveja, se deve a escolha inadequada de metas, a desejar algo que não está no alcance do indivíduo. Não valorizar as coisas que estão ao seu alcance. As coisas que estão a sua volta também são boas.
A inveja consome o invejoso, porque acaba abandonando a própria vida, preocupando com o valor do outro e não com o seu valor. Ou seja, em vez de se construir, perde o tempo destruindo.
Jorge Alberto Salton


OBS: Todas as informações passadas são baseadas em um contexto pessoal. Por favor, sempre certifique em uma fonte oficial, dados eventualmente disponibilizados neste blog.

2 comentários:

  1. Muito bom o post, concordo plenamente...
    Precisamos muito desta injeção de respeito e empatia pelos que nos cercam...
    Abçss,

    ResponderExcluir
  2. e ai??? qdo vcs vem??? nao deixe nd abater vcs!!! Nos somos privilegiados e com certeza tudo vai dar certo! Basta querer! Força! ...E a gente se ve por aqui no Canada! Bjos!

    ResponderExcluir