1 de novembro de 2012

Três meses



Bem prá maioria pode parecer pouco tempo, mas acabamos de completar 3 meses de Québec, e prá nós é muito tempo rs, acho que o início é o mais complicado e tem um por que.

A primeira dificuldade como todo mundo já sabe é o idioma, por mais que tenhamos estudado no Brasil, na hora de tentar explicar alguma coisa mais detalhada, nooooossa é meio sufoco.

Depois vem à parte da grana, montar uma casa TODA pode parece legal, e é, mas a conta é bem salgada.

Então você vai começando a conhecer seu bairro, a cidade, os lugares prá sair, onde fazer as compras, e tudo vai se tornando novamente rotina, uma completamente diferente do Brasil, porém também rotina.

Aos poucos vamos começando a entender como são os Quebecois, e apesar de toda essa simpatia, e educação, eles são bem fechados, comparando com os cariocas então, nooooooooossa completamente fechados ahuauhuahuha, mas isso não quer dizer que vão te tratar mal ou nada do tipo, apenas que amizade, amizade de chamar na casa um do outro, é beeeem complicado.

Bem os serviços aqui são ótimos, sou sempre bem atendida, quase não se tem fila nos lugares, e quando você tem qualquer dúvida eles fazem de tudo prá te ajudar.

O clima apesar de ainda não ter chegado o inverno, a rotina de tira e coloca casaco já começou faz tempo, e desde que chegamos pegamos de 30 graus no verão a - 1 no outono, e pelo o que o pessoal fala, está sendo um outono atípico, bem quente. Até agora só passei frio uma única vez, pq coloquei somente um casaco (já apelidado de casaco de outono) com uma blusinha super fina por baixo, quando do nada a temperatura baixou prá 4, bem, minha culpa ahuauhahuuhauha, agora já aprendi e nunca mais saio de casa sem uma peça a mais de roupa, pois as temperaturas caem do nada, e numa dessas você se da mal. O outono é maravilhoso, nooooossa que espetáculo da natureza, nunca vi coisa mais linda! (foto)

Custo de vida: não estou achando alto, e as coisas são bem mais baratas, impossível resistir às tentações dos eletrônicos, e ainda sobrar prá pagar as dívidas que ficaram no Brasil kkkkkk

Segurança: aiiiiiiiiiiii que sonho, nem sei mais o que é ter medo de andar na rua, de pegar ônibus, de roubarem o celular, a galera usa notebook no ônibus, o que mais posso falar?

Carro: aqui é muito barato, mas vamos passar o primeiro inverno a pé, e sim sabemos que será tenso hauhahahuauh

Survivel job: é muito cansativo, pelo menos prá quem não tá acostumado, então já vou avisando ou poupa sua alma prá vir com grana, ou já vem sabendo que o trabalho é pauleira, se ganha muito bem, e realmente dá pra viver dignamente ganhando um salário mínimo aqui, porém mole não é, vai ralar muito, ficar em pé 7 horas praticamente direto todos dos dias, e dependendo do trabalho ainda carregando peso etc.

Marmita: aqui é um item obrigatório para todos os canadenses, a comida aqui é cara, no restaurante então, mais ainda, e fora que não se tem uma birosca aberta em cada esquina, logo quem não está acostumado a fazer comida no Brasil, vai penar um pouco, pois todo mundo leva marmita para o trabalho, nós fazíamos comida em casa, mas era um dia ou outro, pois geralmente no Brasil comíamos em restaurante perto do trabalho.

Informática: aqui realmente é um mercado bem aquecido, mesmo você não falando bem francês, uma hora você vai conseguir um trabalho, pois a demanda é alta, para as outras áreas seu francês tem que estar muito bom, fora às equivalências que algumas profissões exigem. My love está cada dia mais adorando o trabalho, sem stress, sem prazos malucos, tudo tranquilo e sereno, recebendo elogio e tudo #MeuOrgulho =D

Está valendo a pena? Super está, viver tudo isso que estamos passando não tem preço, e como sempre ouvi por ai, mesmo dando errado já deu certo, e realmente é assim que pensamos!
Nossa qualidade de vida melhorou muito, mas prá quem tem um alto padrão no Brasil, realmente se adaptar aqui é BEM complicado, se você morava em um bairro legal, em um apartamento legal, tinha empregada, não fazia comida, não fazia faxina, não lavava roupa, sinto te informar, mas você irá penar aqui, e com certeza vai querer voltar voado rs, mas prá nós que morávamos em um apê minúsculo, sem empregada, fazíamos nosso rango, arrumávamos nossa casa, então aqui realmente só melhorou, moramos em um ótimo bairro, em um condomínio super legal. Realmente vai depender muito de como você vivia no Brasil prá se adaptar rápido e fácil por aqui.

Ponto negativo
Saudade da família e dos amigos =(( muito difícil

7 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Muito bom o seu relato, bem sincero, gostei bastante! Os primeiros meses são os mais importantes mesmo, os mais "chocantes", digamos assim...

    Quanto ao seu comentário sobre os québecois serem fechados... Bem, logo depois você fala que você é do Rio, então isso explica muito da sua impressão.

    Por que eu digo isso? Bem, minha família é toda carioca, mas quando eu era bem pequenininha meus pais se mudaram para Brasília. E eles falavam dos brasilienses do mesmo jeitinho que você falou dos québecois, sem tirar nem pôr nem uma vírgula... Rsrsrs... (Eu me considero brasiliense, apesar de ter nascido no Rio.)

    Eu acho que você sentiria essa impressão se mudando para o Québec ou para Brasília ou para São Paulo, pois eu já ouvi isso em relação a nós, brasilienses, de várias pessoas de outras regiões do Brasil. Uma vez escutei de uma curitibana que tinha se mudado há pouco tempo pra cá: "Em Brasília todos são educados, todos te sorriem, mas ninguém quer ser seu amigo..."

    Mas isso não é verdade absoluta. Nós, pessoas uma pouco mais fechadas não somos antipáticos, apenas leva tempo para pegarmos confiança. Tem gente que é bem aberto, mal conhece e já sai contando a vida, convidando para ir em casa... Mas eu confesso que não sou assim e praticamente nenhum dos meus amigos brasilienses o são. Para eu convidar alguém para ir na minha casa tenho que conhecer bem, já ter conversado VÁRIAS vezes com a pessoa, ela precisa ter me conquistado. O bom é que queando eu viro amiga de alguém é amiga de verdade. Acho que é assim também com os québecois. ;)

    Com o tempo as coisas vão se ajeitando com as amizades por aí!

    Beijinhos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidia sim é verdade, eu tenho também notado isso com os brasileiros de outros estados que aqui estão rs,
      só ratificando uma coisa, não quer dizer que eu leve prá minha casa qualquer um, e muito menos que eu vá na casa de alguém que eu mal conheço, mas aqui até o primeiro contato leeeento, pegar telefone, facebook, sair prá jantar, então imagina, se até esse primeiro passo é devagar, fazer um amigo de verdade então, é quase um parto kkkkkkk
      Ahhh e mais uma coisa, estou só me referindo a amizade mesmo, porque os solteiros até conseguem mais sucesso, mais ai são segundas intensões ahhuauhaahuhuauha

      Excluir
  2. Que legal. Inspirador e emocionante. Parabéns. Esperamos ter essa mesma motivação ao chegar. E felicidade ao postar que estamos por ai.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estamos quase com o mesmo tempo de VIDA.... Sempre brinco dizendo que até agora sobrevivi, agora estou VIVENDO... Mesmo tendo todas as regalias no BR, como empregada, salão toda semana, drenagem, viagens para a região serrana e praiana... Nãotroco minha vidinha nova por nada... Já não sei o que é salão há 3 meses, restaurante... o super de fama internacional, MCDONALDS,rsrrs....Carro , agora que será providênciado, pois marido é quem mais pena , ele está trabalhando a uma hora de distância de casa. Meus filhos, estão no secundarie, e já estão super bem no francês e com uma turminha de amigos ótima.E a vida vai se reconstruindo seu cotidiano.
    Bjsssss....
    OBS: Vamos nos preparando para o tão temido INVERNO....

    ResponderExcluir
  4. Muito bom e sincero seu relato... adorei.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Como você falou, a adaptação vai depender de quem você é e de que vida você levava antes de viajar.

    Parabéns pela conquista e pelo relato. Gostei muito.
    Com fé em Deus muito em breve estaremos escrevendo o nosso.
    =D

    ResponderExcluir
  6. Oi Green, fazia tempo que nao passava por aqui....como anda a vida Quebecoi (escrevi certo?)?
    Também sinto muito a falta dos meus amigos.....
    Vamos manter contato!
    Um suuuuper abraço da Turma do Balao!

    ResponderExcluir